Campanha de vacinação contra gripe 2017

Campanha de vacinação contra gripe 2017

A campanha nacional de vacinação contra gripe, começou mais cedo em 2017. Desde dia 17 de Abril, os grupos alvo já tinham à disposição mais de 60 milhões de doses – 6 milhões a mais que no ano passado.

O aumento se deve por conta da ampliação do grupo de risco que inclui: professores, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, indígenas, presos, adolescentes do sistema internos e funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas (desde que haja prescrição médica).

O dia para vacinação de todos os públicos independente dos descritos acima, conhecido como dia D, está marcado para 13 de Maio, quando postos de vacinação em todo país ficarão abertos.

A vacina ofertada pelo SUS, protege contra 3 principais tipos de vírus da gripe, são as variações do vírus A (H1N1) e A (H3N2) e gripe tipo B.

Vale ressaltar que as temperaturas mais baixas nesta época do ano contribuem para circulação do vírus da gripe, aumentando o potencial de infectados. Por isso é importante se imunizar.

A título de informação, o Grupo Escudero e Carvalho, traz para você abaixo algumas curiosidades sobre a vacina:

Diferença entre Gripe e Resfriado

No resfriado, os sintomas são nariz escorrendo, espirros, um pouco de dor no corpo e às vezes febre baixa e tosse. Já a gripe se inicia de repente e tem como principais sintomas a febre alta, tosse seca e fortes dores no corpo e garganta. Ela também pode evoluir e provocar complicações no pulmão, resultando em falta de ar.

Qual eficácia da vacina?

A eficácia da vacina é de 60% a 90%, dependendo da idade do paciente e fatores como infecções e doenças crônicas. Ela assegura que o máximo que pode acontecer são dores locais, febre baixa e mal-estar.

Sobre sua duração

A vacina demora cerca de 15 dias para começar a agir, e é útil por aproximadamente 1 ano.

Quem não pode tomar a vacina?

Bebes menores de 6 meses e quem já teve reações anafiláticas em aplicações anteriores. Quem teve a síndrome de Guillain-Barré ou tem reações alérgicas graves a ovo.

Esta é mais uma dica de saúde para você, cuide-se sempre, esteja atento as notícias e informações sobre campanhas de imunização contra vírus de sua região.

E lembre-se: Nós cuidamos do seu plano de saúde, de sua família e empresa. Entre em contato conosco.

Saúde!

Escrito por Talita Carvalho

Auditora de processos da qualidade, apaixonada pela área da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *